Voltar para a Página Inicial

Pera Portuguesa

A pera-rocha é uma variedade de pera, originária da região do Oeste, em Portugal. A pera-rocha-do-oeste é uma Denominação de origem protegida. No Brasil ela é conhecida como pera portuguesa.
Pêra-rocha.

A região do Oeste faz exportar 13520 toneladas de pêra-rocha para: Reino Unido, Brasil, França, República da Irlanda, Rússia, Polónia, Países Baixos, Canadá e Espanha.

História

Em 1836, foi identificada em Sintra, na propriedade de Pedro António Rocha, uma pereira diferente, com pêras de qualidade invulgar, a Pêra-rocha do Oeste, é uma variedade portuguesa concentrada na região do Oeste.

Produção

Em Portugal: É nos municípios do oeste de Portugal que se concentra-se as produções de pêra-rocha, destacando-se o Cadaval com uma área de cultivo de 2 073 hectares e um expressivo em crescimento na última década, o concelho do Bombarral cuja área plantada de 1 934 hectares aumentou apenas de 2% na última década.

No Brasil: A pera rocha também é produzida no Brasil há vários anos, e o estado de Santa Catarina é a pioneira na produção desta fruta, com o plantio de 45.000 mudas importadas de Portugal em três fazendas. O seu rendimento por hectare é comparável ao da maçã. Também é cultivada no interior de São Paulo.

Artigo original do Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Pera-rocha