Voltar para a Página Inicial

Fisális

Physalis L. é um gênero botânico, nome comum Fisales, pertencente à família Solanaceae. Physalis angulata, conhecida como Camapu, é uma planta herbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes. O gênero Physalis destaca-se, na família Solanaceae, por apresentar cálice frutífero acrescente, vesiculoso e intumescido, envolvendo completamente o fruto. A origem do nome Physalis deve-se às características supra citadas, pois em grego, Physalis significa bexiga. Originária da Amazônia e dos Andes, a Physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia, é conhecida como Uchuva, no Japão como Hosuki e nos Açores como tomate capucho. Pode chegar aos dois metros de altura.

A Colômbia é o principal produtor mundial e abastece todo o mercado europeu, principalmente a Alemanha e Países Baixos. Ocorre em quase todo o Brasil, mas sua produção aqui ainda é incipiente.

A Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo.

Artigo extraído do Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisális